segunda-feira, 31 de março de 2008

Páscoa é sinal de poder de Deus

Mesmo um pouco atrasado para falar sobre a Páscoa, gostaria de compartilhar algumas idéias com você.

Inicialmente a celebração da Páscoa foi instituída por Deus aos israelitas para que rememorassem a forma poderosa que Deus, o Grande EU SOU, libertou este povo do cativeiro egípcio, enviando dez grandes pragas e atemorizando todo o Egito (Êxodo 12).

A festa foi celebrada por centenas de anos. Até que Cristo veio ao mundo, e no período de celebração da Páscoa, entregou-se na cruz para morrer por nossos pecados e nos libertar da condenação do mal e nos oferecer vida eterna nEle (Mateus 26).

Dessa forma, a Páscoa, para os cristãos passou a ter um novo significado, também de libertação, porém mais contemporâneo. Todo aquele que crer no sacrifício de Jesus está liberto do cativeiro do pecado.

O Egito subjugou o povo de Israel. Oprimiu. Explorou. Escravizou. Todo o vigor dos israelitas não era suficiente para libertá-los e dá-lhes uma vida verdadeira.

Foi necessária a intervenção de Deus. E o povo foi liberto para conquistar a terra prometida e adorar a Deus "em casa".

Na Páscoa "moderna" não houve pragas. Não houve Mar Vermelho. Mas, toda a humanidade estava escravizada, e todo o seu vigor seria inútil para libertar-se da escravidão do pecado.

Foi necessária, mais uma vez, a intervenção de Deus, enviando seu Único Filho, para se entregar por nós e nos libertar do pecado. Há uma "terra prometida". O céu. Jesus nos prometeu que iria preparar-nos lugar e viria outra vez para nos buscar.

Aguardamos ansiosamente a sua vinda. Vamos comemorar a Páscoa! Somos livres da escravidão do pecado. Estamos caminhando para a "terra prometida", onde adoraremos ao nosso Senhor em toda a plenitude de sua glória!

Devemos manter aceso em nossa memória que Páscoa é sinal do amor de Deus, que interveio em nosso socorro e nos salvou quando não podíamos fazer nada.

Glória a Deus! Até a próxima.

sexta-feira, 28 de março de 2008

O Perigo do "jeitinho"

Este post é baseado em textos-chave para repassar a você algo que aprendi.

"Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo." (II Reis 20.5-6)

Esse texto fala sobre Ezequias, rei de Israel durante o período do profeta Isaías. Porém, quando Deus mandou Isaías dizer-lhe que ele morreria, ele chorou e pediu a Deus que desse um "jeitinho" para que não fizesse isso.

Deus em sua misericórdia, atendeu-lhe e lhe acrescentou quinze anos de vida. Porém, foi nesse período que lhe nasceu Manassés, o qual veio a ser seu sucessor no trono, e um dos reis mais corruptos e que praticou coisas que desagradam a Deus. (II Reis 21.11)

"E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai." (Gênesis 16.2)

"E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. " (Gênesis 16.4)

"E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava. E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho." (Gênesis 21.9-10)

Nesse outro texto, Deus havia prometido um filho a Abrão. Sua esposa, Sarai, sendo estéril tentou dar um "jeitinho" na promessa de Deus. E deu a seu marido, sua escrava, para que concebesse. Daí nasceu Ismael.

Sarai foi humilhada por sua própria escrava, e após o cumprimento real da promessa e o nascimento de Isaque, o primeiro filho zombava de seu filho. Sarai não gostou da idéia de dividir as honras de um filho legítimo com o filho de sua escrava, e indignada, induziu Abrão a mandá-la embora.

Esses são dois casos de pessoas na Bíblia que mesmo tendo uma vida com Deus, tentaram dar um "jeitinho" na palavra de Deus. E tiveram de encarar as conseqüências.

Jesus deixou a lição correta, ao orar da seguinte maneira: "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lucas 22.42)

Devemos buscar acima de tudo a vontade Deus. Nossa oração sempre deve conter "se Deus quiser" ou "seja feita a Tua vontade". Isso foi o que Cristo nos ensinou também na oração do Pai Nosso: "seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus" (Mateus 6.10)

Que você continue na Paz de Cristo. Até a próxima!

segunda-feira, 17 de março de 2008

Mais Grato a Ti

"A minha alma engrandece ao Senhor. E o meu espírito se alegra em Deus, o meu Salvador; pois com poder tens feito grandes coisas e com misericórdia demonstrado amor. Santo, santo, santo é o Senhor" (Música evangélica - não conheço o autor)


Graças ao nosso bom Deus, quinta-feira última (13/03/08), apresentei o meu trabalho de monografia, cumprindo então, todo o curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software. Resumindo, terminei minha faculdade e agora sou graduado!

Esse foi o motivo de eu não haver postado na última quinta, e só apenas hoje.

Tenho que dizer aqui que Deus agiu de misericórdia e extraordinária fidelidade comigo durante todo esse curso. Posso dizer que quando entrei eu era um crente morno. Mas Deus trabalhou em minha vida, e hoje tenho convicção em dizer que sou um crente vivo. Glória a Deus.

Várias vezes me senti como diz o texto de Isaías: "Mas, os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40.31)

O Senhor renova as forças do cansado e dá vigor ao abatido.

Sei que este texto foge um pouco do tema central deste blog, mas eu tinha a obrigação de deixar aqui registrado o meu agradecimento a Deus por mais essa grande vitória que ele me deu. Glória a Deus para sempre.

Que a Paz de Deus esteja com você!

segunda-feira, 10 de março de 2008

Lutas e vitórias

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5.3-5)

Poucos anos atrás, no auge da carreira de boxeador brasileiro Popó, assisti algumas lutas suas pela TV e, sempre antes de começar, o narrador citava o seu histórico: "Acelino 'Popó' Freitas: 20 lutas, 20 vitórias, 18 nocautes" (dados hipotéticos meus só para ilustração).

É importante destacar que o narrador queria ressaltar a quantidade incrível de vitórias do pugilista. Mas, ele tinha de citar a quantidade de lutas. Ou seja, se Popó não houvesse enfrentado tantas lutas, não teria alcançado tantas vitórias, e não teria se tornado um dos maiores nomes do boxe brasileiro.

Nós normalmente vibramos quando falamos das vitórias. Nas igrejas dizem: "você vai receber vitória!". E todos vibram. Amém! Até aí tudo bem. Jesus é a nossa vitória. Mas, e se alguém dissesse: "você vai ter lutas!". Quem vibraria?

Recentemente, em aniversários de meus amigos cristãos tenho desejado a eles assim: "que Deus te dê muitas lutas!". Devem achar que sou doido, ou que estava brincando. Mas, não estava brincando não.

O texto acima nos diz que através da tribulação crescemos em: paciência, experiência (caráter aprovado - segundo a versão NVI), e esperança. Quem não quer crescer?

Quem não quer dizer: "eu tenho 40 vitórias"? É mesmo? Glória a Deus! Você deve ser uma pessoa experiente, que tem comunhão com Deus e tem muito o que ensinar. E Deus se agrada de você, por isso te deu as vitórias. Lembre-se, as vitórias sempre vêm de Deus. As provações também, pois Ele quer nos ensinar e trazer-nos para mais perto dEle.

Atenção! Eu disse que Deus prova. É diferente de dizer que Deus tenta. Isso não é verdade (cf. Tiago 1.13-15)

Portanto, peça a Deus que te envie lutas. Pois Ele te ensinará a vencer a tribulação, e você crescerá em paciência, experiência e esperança; também em comunhão com Deus e poderá ensinar seus irmãos em Cristo.

Que Deus te abençoe com todos os tipos de bênçãos em Cristo Jesus!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Tapeceiro

Hoje vou postar apenas uma música que admiro muito. Ela é de um grande cantor evangélico, João Alexandre. Se não me engano pertence ao seu álbum "20 Anos".



"Tapeceiro. Grande artista! vai fazendo o seu trabalho Incansável, paciente no seu tear. Tapeceiro. Não se engana. Sabe o fim desde o começo. Traça voltas, mil desvios sem perder o fio.

Minha vida é obra de tapeçaria. É tecida de cores alegres e vivas Que fazem contraste no meio das cores Nubladas e tristes. Se você olha do avesso, nem imagina o desfecho. No fim das contas tudo se explica, Tudo se encaixa, tudo coopera para o meu bem. Quando se vê pelo lado certo Muda-se logo a expressão do rosto Obra de arte pra honra e glória do tapeceiro.

Minha vida é obra de tapeçaria. É tecida de cores alegres e vivas Que fazem contraste no meio das cores Nubladas e tristes.

Se você olha do avesso, nem imagina o desfecho. No fim das contas tudo se explica, Tudo se encaixa, tudo coopera para o meu bem.

Quando se vê pelo lado certo, Todas as cores da minha vida Dignificam a Jesus Cristo, O tapeceiro."

João Alexandre

segunda-feira, 3 de março de 2008

Sem novo nascimento, sem passaporte

"Jesus declarou: 'Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo'. Perguntou Nicodemos: 'Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!' Respondeu Jesus: 'Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito.' (João 3.3-6)

Sabemos que quem está no mundo, quando aceita a Cristo e seu evangelho, tem um novo nascimento e passa a viver uma nova vida.

Mas, e quanto a quem nasce em famílias evangélicas e desde pequeno costuma freqüentar a igreja?

Jesus declarou a Nicodemos "Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Ninguém significa ninguém, concorda comigo? Jesus não abriu exceções em sua declaração. Ele incluiu todos! (cf. Romanos 3.23)

Todavia, cada pessoa deve buscar a Deus a fim de viver uma vida no Espírito, pois a natureza humana é voltada para as coisas da carne. "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito".

Mesmo nascendo em famílias evangélicas, o crente deve buscar o novo nascimento de sua natureza espiritual, quanto mais cedo melhor.

Nascer de novo significa dar prioridade à natureza espiritual que existe em nós, ao invés das coisas "naturais", a fim de nos aproximarmos mais de Deus e estabelecer comunhão e intimidade com nosso Pai celestial.

Uma vez um grande amigo me disse: "Deus não tem netos, apenas filhos!" Ou seja, ele estava dizendo que para Deus não importa se seus pais são crentes e filhos de Deus; Ele quer que você também se torne um filho Seu, nascendo de novo, "da água e do Espírito". (cf. João 1.12)

O novo nascimento é o nosso passaporte para o Reino de Deus. Se você não tomar essa atitude, ninguém poderá tomar por você, e ela nunca poderá estar "implícita"; deve ser um ato público (cf. Romanos 10.10). Todo crente deve confessar a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador publicamente perante a Igreja do Senhor.

Deus continue abençoando a você e sua família! Fique na Paz de Cristo.