quarta-feira, 30 de abril de 2008

Advogado, juiz, réu...

Como amanhã é feriado nacional e não acesso a internet, vou adiantar o post de amanhã.


"Se um homem pecar contra outro homem, os juízes poderão intervir em seu favor; mas, se pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele?" (I Samuel 2.25)

Tanto tem se falado ultimamente em juízes, advogados e réus por causa do caso "Isabela", que resolvi aproveitar esse clima para falar de um outro caso.

Houve uma época em Israel que o povo foi liderado por juízes levantados por Deus, quando não haviam reis e, Moisés e Josué, que foram os grandes líderes do povo na peregrinação para a Terra Prometida, já haviam morrido.

Esses juízes tinham mais o papel de "botar ordem na casa" do que de ensinar e guiar o povo.

O texto acima é uma fala do sacerdote Eli aos seus filhos Hofni e Finéias, os quais estavam pecando de forma iníqua. Mas, podemos trazer para os dias de hoje, com algumas pequenas adaptações.

Em primeiro lugar, o texto deixa uma coisa clara: quem peca contra um homem, peca contra seu semelhante; quem peca contra Deus, peca contra o Soberano do Universo. Quem seria maior do que Ele para que pudesse fazê-lo mudar de idéia?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1.9)

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai: Jesus Cristo, o justo." (1 João 2.1)

A resposta da pergunta nos dias de hoje é: o Amor de Deus! Deus nos ama tanto que oferece perdão a todo aquele que se arrepender sinceramente e reconhecer o sacrifício de Jesus, aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida.

O cenário está montado então:

* o réu: nós (toda a humanidade);

* a promotoria: o Diabo;

* acusação: pecado ou, desobediência!

* o juiz: Deus;

* o advogado: Jesus, o justo;

Ah! Já quer saber o resultado? Sim, já temos. "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8.1).

Que Deus nos fortaleça pra que possamos obedecer e fazer tudo aquilo que nosso advogado nos diz, para que sobre nós não venha nenhuma acusação.

Que a graça e a Paz de Deus esteja sempre com vocês.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Jesus em roda de pecadores

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita de dia e de noite" (Salmo 1.1,2).

Davi escreveu este salmo, sem dúvida alguma, inspirado por Deus. Bem-aventurado, ou ainda, mais do que feliz! é aquele que se afasta dos ímpios, não gasta seu tempo em sua companhia; porém, este homem, medita na Lei do Senhor de dia e de noite.

"E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando". "E disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela". "Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais" (João 8.4,7,11).

"E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico". "E Jesus lhe disse: 'Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje'". "Jesus lhe disse: 'Hoje houve salvação nesta casa!'" (Lucas 19.2,5,9)

A maioria de nós já foi convidada por nossos colegas de trabalho ou faculdade/escola para ir a um churrasco, ou barzinho, ou qualquer outra festa. O que a Bíblia fala sobre isso? Devemos aceitar ou não?

O primeiro texto que citei é bem claro: mais do que feliz é o homem que não anda com o ímpio, mas dedica o seu tempo ao Senhor. Esse mandamento (apesar de não estar entre os Dez Mandamentos), as vezes é mal interpretado.

Jesus nos deu a correta interpretação, daí a citação dos dois textos que fiz em seguida. E o que Ele nos ensinou foi: os ímpios devem ser evangelizados!

"E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes" (Mateus 9.11,12).

Jesus andou em companhia de ímpios e pecadores; porém, após o encontro com o Mestre, suas vidas eram mudadas completamente. A vida de pecado era deixada para trás. Havia arrependimento. Cura da alma dominada pelo pecado.

Se não for para causar a mudança que Jesus causava, faça como os fariseus da época de Jesus: simplesmente ignore os pecadores; deixe-os morrer sem salvação. Desobedeça a Deus, ou imite a atitude Jesus. Faça diferença na vida dos que estão distante de Deus. Não ande com os ímpios; ao contrário, guie eles até Jesus.

Se você me permite compartilhar um conselho com você: freqüente apenas lugares que agradem ao Senhor, assim como Jesus fez e faria em seu lugar. Mas, não ignore os ímpios, guie eles, conquiste-os para o Reino de Deus.

Que Deus seja glorificado em nossas vidas. Amém.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

O Filho Pródigo - adaptação (continuação)

Como essa é uma adaptação de uma parábola, continua sendo uma parábola. E tem um significado.

Meu amado irmão, ouça o que Deus tem a nos dizer.

O filho pródigo foi aceito novamente em casa por seu pai mesmo após ter cometido um grande pecado. O mesmo aconteceu conosco. Deus nos ofereceu salvação estando nós ainda perdidos no pecado (Efésios 2.1).

Porém, o filho em questão não se arrependeu e não deixou de ser pródigo. Ao se deparar mais uma vez com a riqueza de seu pai, ele põe-se a esbanjar. Esquece a condição em que estava há pouco tempo atrás. Esquece o grande amor e misericórdia que seu pai lhe ofereceu. Esquece que deve ao pai gratidão pelo resto de sua vida, pois estava morto e reviveu (Lucas 15.32).

Ele não tinha o menor direito a nada! Deveria simplesmente gastar seu tempo em conhecer a vontade de seu pai e agradá-lo a qualquer custo. Pois quem ele era a pouco tempo e quem ele se tornou? Um cuidador de porcos estava de volta à mesa de seu pai (Lucas 15.15).

Recentemente ouvi alguém dizer: "Você tem direito. Você é filho de Deus. Exija seu direito de filho. Deus vai te dar o que você precisa, o que você pedir. Não ore dizendo: se for da vontade de Deus, que isto aconteça. Não! Determine. A vitória é sua. Você é mais do que vencedor. Expulse o mal. Você tem autoridade. Na casa de seu pai você não tem liberdade de desfrutar de tudo? Então faça o mesmo com Deus. Ele é seu Pai. Tome posse."

Meu irmão, quem somos nós?

Poderia, por acaso, Deus ser exigido? (Mateus 4.10b) Poderíamos nós determinar alguma coisa? Poderíamos não consultar a vontade de Deus sobre alguma coisa? Paulo nos alerta sobre isso, ensinando que em tudo devemos dizer: "se for da vontade Deus. Se assim Deus quiser".

Vou encerrar deixando uma pergunta que fizeram na EBD (Escola Bíblica Dominical) em minha igreja: "se não houvesse a promessa de ir morar no céu e uma vida eterna, você ainda serviria a Deus? Você aceitaria servir simplesmente em gratidão pelo sacrifício de Jesus para restaurar a nossa comunhão com Deus, o Pai?"

Meu querido irmão, que o sentimento de gratidão inunde o nosso coração e nos faça entender que Deus nos ama demais. Que esse amor nos constranja em nossas atitudes egoístas de nos acharmos alguma coisa perante Deus.

Se podemos curar, libertar de demônios, pregar o Evangelho, batizar, isso não é por poder nosso, nem muito menos Deus nos deu. Ele nos deu o direito de usar o NOME dele. Ele não nos deu uma porção de poder. Toda a glória é de Deus. Sempre quando formos orar intercedendo a Deus, devemos deixar claro que o que vier a acontecer foi feito por Deus, e que ele poderia ter usado qualquer outro instrumento para operar a sua vontade.

O direito que temos é de entrar na presença de Deus, debaixo da proteção do sangue de Jesus Cristo, e adorá-lo por que seu amor é imenso e Ele nos salvou da perdição.

Não exija, irmão, agradeça! Não determine, peça! Não use a autoridade, invoque o nome que é sobre todo nome, Jesus Cristo. Sempre diga: "se for da vontade de Deus" antes de orar por algo. E sempre dê a glória para Ele.

Vamos deixar de ser filhos pródigos, e vamos ser filhos agradecidos!

Grande abraço, continuem orando por mim, e Deus abençoe a vocês.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Filho Pródigo - adaptação

Se você não conhece a parábola do Filho Pródigo, aquela que foi contada por Jesus durante seu ministério, dê uma rápida lida nela antes de continuar a leitura deste post. O texto encontra-se em Lucas 15.11-32.

Deixei minha imaginação voar um pouco e fiquei pensando se essa história se passasse nos dias atuais. E imaginei alguns comportamentos para o filho pródigo. Aliás, próprios de sua personalidade, já que pródigo significa "esbanjador" - descobri isso agora; depois de tanto tempo olhei no dicionário o que significa essa palavra.

Mas, vamos lá. Ele foi recebido em casa com festa! A princípio ficou constrangido com tão grande demonstração de amor por seu pai. Poucos dias depois, alguns velhos amigos começaram a perguntar a ele: "você já ganhou um carro novo? Como não?! Você não mora novamente com seu pai? Então peça a ele. Você tem direito!". O filho ficou um pouco confuso, mas com tamanha empolgação de seus amigos e ele pediu ao seu pai um carro novo. E, recebeu.

Depois, os pedidos continuaram vindo e fazendo a lista crescer ainda mais: apartamento, faculdade cara, festas, roupas, viagens, relógios, celulares, uma grande mesada, etc.

A lista crescia assustadoramente. E ele havia rapidamente se acostumado com a idéia proposta por seus amigos. Era boa: "sou filho de meu pai, tenho direito a ter tudo aquilo que ele possa me dar. Se ele me ama ele vai me dar".

Quando foi re-aceito em casa por seu pai, foi lhe dada uma grande festa, roupas novas e um anel (Lucas 15.22). O filho pródigo, que a princípio ficou constrangido com tal recepção, acabou tornando aquele fato parte de seu dia-a-dia.

Seu pai sabia o que estava acontecendo e não gostava da atitude de seu filho. Como ele poderia ter ignorar tudo o que aconteceu e agir de tal forma a falar com seu próprio pai apenas para pedir e exigir? Como ele poderia desonrar seu pai a tal ponto?

Sendo homem justo, o pai repreendeu o filho pródigo e lhe ofereceu mais uma chance para corrigir suas atitudes. Caso contrário, seria o fim de seu relacionamento com seu pai.

(continua... )

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Salmo 101

Hoje vou fazer alguns comentários sobre um dos Salmos do rei Davi. Achei esse texto fantástico e riquíssimo. Espero que gostem também. Então, vamos lá vendo verso à verso.

1 Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei.

Deus é amor e misericórdia; é verdade. Mas, Davi viu a essência de Deus; Ele tanto nos ama que Ele é justo. Sempre agirá com retidão em fidelidade a Si próprio.

2 Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.

Se Salomão foi o homem mais sábio da história (e foi), Davi também passou perto disso. Um das maiores provas de inteligência é não brigar contra os fatos. Davi sabia que andar no caminho reto que Deus havia estabelecido para todo o Israel era uma atitude inteligente.

Davi também acertou em, a partir de dentro de sua própria casa, cultivar um coração sincero. Mas, ele teve de errar feio! É verdade; e logo se arrependeu e orou a Deus. =)

3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.

Deus ama àquele que propõe em seu coração a se afastar do mal, e viver em santidade.

4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.

5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.

Não existe coisa pior do que murmurar do próximo às escondidas. Se não tem nada de bom para falar de seu próximo, então não se refira a ele. Deus abomina esse comportamento.

6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.

7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.

Devemos aprender e praticar da justiça de Deus. Se Ele considera algo errado e abominável, é esse mesmo comportamento que devemos ter quanto a essas coisas.

Nosso Deus se alegra em nos ver em conversas que nos edificam, louvam a Ele e transformam vidas para o Seu reino. Cuidado com conversas que não levam a canto nenhum, ou pior! as que levam ao lugar errado.

8 Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do SENHOR todos os que praticam a iniqüidade.

Daqui já fica a deixa para a próxima postagem nesse blog. Deus ama o ímpio, assim como a todos nós, porém odeia suas atitudes de iniqüidade e as reprova.

Deus continue abençoando você e sua família. Grande abraço e até a próxima!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Em pleno meio-dia

"Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia" (Romanos 13.13a).

Esse texto foi lido numa pregação ontem à noite, e muito me chamou a atenção essa frase em especial.

O cristão é luz! Não "fonte de luz", mas "refletor da Luz", que vem de Cristo. Foi o que Ele mesmo afirmou no Sermão do Monte: "Vós sois a luz do mundo" (Mateus 5.14).

Conversando com algumas pessoas e relembrando meu próprio passado, percebi que fazemos muitas coisas que "não tem problema" por acreditarmos que ninguém está vendo.

O apóstolo Paulo foi convicto e claro em afirmar: "comportemo-nos... como quem age à luz do dia". Ou seja, tudo quanto fazemos deve ser claro e digno de julgamento público. Trocando em miúdos: aja com atitudes que possam ser vistas e aprovadas por TODOS.

"Isso não tem problema não". "Todo mundo faz também". "Não sou o único". Cuidado! Nosso padrão de qualidade é Cristo. Você imagina Jesus fazendo as mesmas coisas que você? Assistindo os mesmos programas de TV que você assiste? Filmes? Músicas? Revistas? Toques de celular (ringtones)? Hipócrita! Ou é seguidor de Cristo ou não é.

O texto aos Romanos ainda segue assim: "Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne" (verso 14).

Vamos juntos fugir dos desejos da carne. Não se esqueça, esses desejos são atrativos. Então, fuja! Ou nós, por conta própria não vamos conseguir "segurar a onda".

Deus abençoe a todos nós. Continuem orando por mim para continuar esse blog. Grande abraço!

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Se andarmos em Sua luz...

"Quando tudo perante o Senhor estiver

E todo teu ser Ele controlar,

Só então hás de ver

Que o Senhor tem poder.

Quando tudo deixares no altar" (hino de Igreja - autor desconhecido)

Pense numa coisa verdadeira! (falado bem ao estilo nordestino)

É baseado nesses hinos que tenho mantido a calma e confiança em Deus. Muitos têm sido os problemas, as dificuldades, as provas e tentações.


Porém, coisa boa é manter a confiança em Deus, e poder dizer como Jó: "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19.25)

Outra música que tem permanecido em minha cabeça desde o dia em que foi marcada a apresentação da minha monografia é esta:

"Vitória Deus dará a mim, eu sei.

Vitória Deus dará a mim, eu sei.

Se andarmos em Sua luz,

E confiarmos só em Jesus,

Vitória Deus dará a mim, eu sei." (autor desconhecido)


E é assim que tenho vivido. Ele é intocável, inabalável; nada tira sua paciência. Tsc tsc tsc. Se alguém pensar assim se engana. Somos humanos; as fraquezas vêm. Mas devemos manter nossos ouvidos atentos à voz do Espírito Santo, que nos fala ao coração: "Fique calmo. Você não está só, e ainda não terminou". Glória a Deus!!!

Grande abraço a todos, e até a próxima!