quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Conhecereis a verdade, e ela vos libertará

Acho que texto mais conhecido do que esse acima, só mesmo aquele que é o texto-áureo da Bíblia. Vamos relembrá-lo? "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3.16).

Isso me traz a mente uma pequena historinha. É mais ou menos assim:

"Havia em uma cidade dois garotos, que apesar de terem idades próximas, nunca se conheceram. Um deles, o mais velho, conhecia um senhor distinto, respeitado por todos; ele era um grande professor. Mas, apesar de conhecê-lo nunca se aproximou dele. Apenas sabia quem era e ouvia algumas histórias acerca dele. O outro garoto porém, nunca o havia conhecido.

"Cresceram, até que um dia os dois foram presos, e se viram sozinhos.

"Por ser demais respeitado, era costume na cidade, que uma vez por ano o professor visitasse o presídio e escolhesse alguém para estar sob seus cuidados; uma chance de reabilitação. Naquele ano, o escolhido foi o homem mais novo, por um simples motivo: o professor nunca havia tido contato algum com ele.

"Os dois tornaram-se próximos, e o homem absorveu cada um dos ensinamentos do professor, mudando completamente, transformando-se numa nova pessoa.

"No ano seguinte, o homem mais velho, que ainda estava preso, foi o escolhido. Porém, ao sair da cadeia recusou-se a ficar com o professor, pois segundo ele, já conhecia os seus ensinamentos, e preferia viver por si só. Pouco tempo depois, foi preso, e com o agravante de haver negado a ajuda do professor, não teve mais oportunidade de liberdade."


O que essa breve história conta, é algo parecido com o que acontece com muita gente na igreja. Desde de pequenos são criados na igreja, estão lá todos os domingos, até participam de grupos. Mas, seu coração está distante dos ensinamentos do Mestre, e ele cairá, e não reconhecendo sua dependência do Mestre, tentará se erguer sozinho, e falhará. E o pecado terá domínio sobre ele.

Diferentemente, acontece com aqueles que um dia agarram a oportunidade oferecida pelo Espírito Santo - sim, porque sempre é Ele quem prepara o momento certo, não nós ou qualquer outra pessoa - e tem suas vidas completamente transformadas, e o pecado não tem mais domínio sobre elas, pois vivem de acordo com os ensinamentos do Mestre.

É disso que o versículo fala: "Conhecereis a verdade, e Ela vos libertará" (João 8.32). E ainda mais em "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (vv 36). Somente será totalmente livre do pecado, aquele que verdadeiramente conhece a verdade.

Sobre aqueles que erram e insistem em negar a necessidade de Deus, sendo que uma vez provaram do seu amor, está escrito sobre eles em Hebreus 6.4-6. Seu fim é terrível! pois, crucificam novamente a Cristo e o expõe a desonra pública, visto que não demonstram uma transformação verdadeira, sendo essa a base do evangelho das Boas Novas, a transformação do homem pecador em um servo de Deus.

Vamos nos esforçar com todas as forças para que conheçamos e prossigamos em conhecer (Oséias 6.3) a Cristo, e os seus ensinamentos. Para o nosso próprio bem , e glória de Deus. Amém, que Deus abençoe a você e sua família e até a próxima!