quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Apto a salvar e a condenar

Você conhece alguma coisa capaz de te salvar quando houver uma acusação muito pesada contra você? E se essa mesma coisa, ou alguém, fosse capaz de te condenar quando você achasse que estava fazendo algo muito correto?

Quem tem um amigo muito chegado pode esperar que nas horas mais difíceis ele te salve de uma enrascada. Mas, você esperaria que em algum momento de sua vida, esse mesmo amigo fosse capaz de te denunciar por algo que nem mesmo você pode estar consciente que está fazendo?

Esse "amigo" é o nosso coração. Como está escrito em Jeremias 17.9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso". A Bíblia fala do bem e do mal em que nosso coração pode nos colocar.

Em Romanos 10.9 está escrito: "se com a tua boa confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Só podemos ser salvos do pecado e da morte se, primeiramente crermos em nosso coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar e o confessarmos como Senhor de nossas vidas. Não só crer, mas devemos confessá-lo publicamente com nossa boca, para que todos saibam que o servimos, pois ele demonstrou publicamente seu amor por nós vindo ao mundo para morrer num cruz.

Em contrapartida, veja o que está escrito em 1º Crônicas 28.9 "... E sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos". Vejam só que maravilha! Deus é soberano, e nos conhece completamente e olha para nós constantemente. Ainda que alguém queira enganar aos outros ou a si mesmo, é impossível enganar a Deus.

Ele conhece nossas verdadeiras intenções em cada atitude que temos. Muitas pessoas dizem: "isso não é pecado" ou "mas fulaninho também faz isso" ou ainda "que mal há nisso?". Meus irmãos, há coisas que são pecado por si mesmas, pois estão condenadas nos ensinamentos bíblicos (por exemplo: os 10 mandamentos). Porém, há coisas que se constituem pecado pela intenção que está em nosso coração. Há pecado em trabalhar? Não! Mas, se eu condiciono a minha alegria à minha realização profissional? Só serei feliz se for o profissional mais bem pago de minha área? Se for o mais graduado? Se receber constantes promoções? - Que diremos disso?

Vamos a um exemplo bíblico. Davi ordenou um recenseamento em Israel, e prestem atenção no detalhe: incitado pelo Diabo - "Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer uma recenseamento do povo" (1º Crônicas 21.1). A contagem do povo não era pecado, Deus mesmo havia ordenado uma vez (Números 1.2,3). O problema aqui foi causado porque Israel estava em guerra, e preocupado com seu poderio bélico, Davi ordenou que o povo apto à guerra fosse contado. Davi estava confiando no exército e não em Deus.

Vamos então vigiar nosso coração e nossos pensamentos, sempre buscando e pedindo a Deus que fortaleça nosso homem espiritual para que possa vencer a natureza carnal, e assim alcançar um coração puro diante de Deus. Bendito seja o Senhor por todo o sempre!

Que Deus os abençoe. Feliz Ano Novo a todos vocês e suas famílias!

(Estarei orando para que Deus continue os abençoando em 2009, e agradeço a vocês de coração pelas visitas que fizeram a este humilde blog, e pelas grandiosas contribuições. Glória a Deus por tudo! Amém)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Porque Deus impediu Paulo

Meus amados irmãos e amigos, como é bom estar aqui de volta. Depois de quase 4 meses ausente do blog, fico muito feliz em voltar a postar sobre aquilo que tenho aprendido na Palavra de Deus e tem me levado a um crescimento espiritual, e creio que ao de vocês que leem também. Bendito seja o nome de nosso Deus e Pai que através do Espírito Santo nos revela a Sua palavra. Amém!

Hoje vou escrever sobre um texto que sempre me deixou curioso e algumas pessoas o interpretam de maneira equivocada, mas pela graça de Deus, vou compartilhar com vocês o entendimento que o Espírito Santo me deu.

O texto encontra-se em Atos 16.6,7: "Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu".

Paulo pretendia pregar as Boas Novas aos gentios, e o texto diz que ele e seus companheiros foram impedidos pelo Espírito. Como assim? Como Deus o impede alguém? Essa sempre foi minha dúvida.

Neste exemplo acima, Paulo recebeu revelação em sonho de que deveria ir à Macedônia "Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho." (At. 16.10)

Em outro caso, vejam uma situação parecida, em que Paulo foi novamente impedido, desta vez de uma maneira bem clara. Vejam só o que diz em Romanos 15.20: "Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido de forma que não estivesse edificando sobre o alicerce de outro". E logo em seguida, nos versos 22 e 23 ele faz a conclusão correta: "É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês. Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum outro lugar em que precise trabalhar, e visto que há anos anseio vê-los...".

Paulo deixa claro que tem consciência de seu ministério com os gentios, e vivia para levar-lhes a mensagem de Cristo. Como pois, ele era impedido por Deus de fazer uma viagem? Isso acontecia sempre que o Espírito Santo revelava a ele alguma região que ainda não havia ouvido o evangelho. Assim era necessário dar prioridade à pregação, ficando em segundo plano outras viagens.

A Bíblia é um conjunto de livros em que muitas vezes vários textos separados se passam na mesma época (principalmente no caso dos livros históricos ) ou que, como nesse caso de Paulo, se completam de uma alguma maneira. Por isso é importante que todo crente tenha conhecimento de toda a Bíblia.

Que Deus abençoe a você e sua família, levando ao pleno conhecimento da Sua palavra e do Seu amor. Até a próxima!