sábado, 24 de janeiro de 2009

E Jesus fugiu

Calma! Não vou escrever aqui sobre nenhuma nova heresia (nem muito menos sobre uma antiga). Apenas sempre tive vontade de comentar sobre um assunto muito polêmico no meio cristão: Deus nos guardará de qualquer situação que nos metermos?

Lendo o evangelho de João encontrei alguns textos bem interessantes sobre a conduta de Jesus, e há outros relatos também nos demais evangelhos:

1) Mateus 12.14:
Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus. Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar.


2) Lucas 4.28:
Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.


3) João 6.15:
Sabendo Jesus que pretendiam procamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.


4) João 8.59:
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.


Jesus sempre que estava em situação de perigo (para qualquer humano) procurava sair de lá. Por quê? Logo ele sendo 100% Deus (e 100% homem)? Ele não estaria seguro?

Tudo se justifica também nos evangelhos. Mateus 4.7 relata sobre a tentação de Jesus: "Jesus lhe respondeu: Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'" - em citação a Deuteronômio 6.16.

Jesus, quando homem, foi o servo mais perfeito a fazer a vontade de Deus. Temos que entender que Deus é soberano e que nunca podemos forçá-lo a nos socorrer. Se nos encontrarmos em perigo obedecendo a uma ordem divina (como os apóstolos na Igreja Primitiva) Deus se responsabilizará por nós. Do contrário, devemos seguir o exemplo de Jesus: fugir de situações perigosas.

Deus abençoe a você e sua família, e te dê uma semana próspera! Até a próxima.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Assistência técnica autorizada

Quando vou comprar um equipamento eletrônico, umas das perguntas mais importantes que faço é: "tem garantia"? Para mim, é importante se houver algum mal funcionamento que alguém certificado pelo fabricante possa consertar o meu equipamento.

Esse exemplo serve também para uma analogia bíblica. A Bíblia não nos chama de equipamento, mas de instrumento do Senhor (Atos 9.15) para ele fazer a sua obra aqui na Terra.

A Palavra também nos diz que fomos criados pelo Senhor, formados do pó da terra (Gênesis 2.7). O profeta Jeremias também recebeu uma revelação em que o Senhor se mostrava como o oleiro apto a consertar o que está errado (Jeremias 18.6).

Sendo assim, não vejo ser possível haver outro alguém no céu ou na terra que seja capaz de tratar conosco como o Senhor. Ele nos fez - nos formou do "nada" (foi do pó, não do barro) -, ele mesmo disse ter a soberania de moldar o seu povo segundo a sua vontade. E o rei Davi foi perfeito em sua oração em 1º Crônicas 21.13: "Prefiro cair nas mãos do Senhor, pois é grande a sua misericórdia, a cair nas mãos dos homens". Não há ninguém mais "certificado", mais perfeito para tratar conosco do que nosso próprio Deus.

Já ouvi muitas pessoas dizendo que não devemos cantar músicas que dizem "quebra minha vida e faça de novo" ou qualquer outra que diga algo parecido. Meus amados irmãos, se prestarmos bem atenção esse ensinamento é contrário a vontade de Deus. É diabólico!

Ai de nós se não pedirmos que o próprio Deus transforme a nossa vida! O cuidado que devemos ter é de cantar ou fazer essa oração com o coração sincero e quebrantado na presença de Deus. Não com falsidade ou indiferença como se estivesse cantarolando a música de um comercial de TV.

A vontade de Deus é que busquemos corações puros e retos, justos em seus caminhos. Aproveite que o ano está começando e dedique-se a leitura do livro de Reis e de Salmos*. Vamos aprender com a vida do rei Davi: um homem que foi chamado segundo o coração de Deus. Que realmente buscava o Senhor.

Não nos enganemos: qualquer esforço nosso isoladamente é vão! Todo o nosso esforço deve ser em buscar a presença de Deus, conhecer os seus ensinamentos e pedir-lhe que nos molde segundo a sua vontade. Deus é nosso Pai amado e não deseja o nosso mal, como está escrito no Salmo 103.14 "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó". Não perca tempo, hoje mesmo ore ao Senhor e faça a oração do Salmo 139. Deixe que ele mude a sua vida e deixe-a como agrada a ele!

Deus continue te abençoando com ricas bênçãos do céu! Tenha uma semana vitoriosa! =)


*Os salmos escritos pelo rei Davi estão em sua maioria do 1 ao 41; estenda-se mais um pouco e leia também o 51, 63, 70 e 71. Se quiser e mais além, leia todo o livro. É riquíssimo em ensinamentos para a vida cristã e uma vida nos caminhos do Senhor!