segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A segurança do crente

Sempre tive muito carinho e adimiração com o livro dos Provérbios, escritos pelo rei Salomão, filho do rei Davi. Mesmo tendo um nascimento marcado por um grave pecado de seu pai, Salomão foi um homem temente a Deus, e fez um pedido incrível ao assumir o trono sobre o povo de Israel: pediu sabedoria!

No primeiro capítulo do livro que traz os seus sábios provérbios, ele escreve um discurso chamado "Convite à sabedoria" (versão NVI).

Alguns trechos em especial me chamam muito a atenção:


  • "Até quando vocês, inexperientes irão contentar-se com a sua inexperiência?... E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?" (vv 22). Nos contentamos com tão pouco! Deus tem bênçãos maravilhosas para nós; mas não conseguimos entender, nem tão pouco pedir sinceramente que sua vontade seja feita em nós. Ao contrário, ficamos pedindo especificamente, como num self-service, e com isso deixamos de desfrutar o que Deus tem preparado para nós, que é além do que os olhos viram, ou ouvidos ouviram, ou que chegou ao coração do homem (cf. I Coríntios 2.9).
  • "Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos" (vv 23). Quem é o homem que poderia pensar como o Senhor? Quem pode compreender a grandeza do que é ter os pensamentos de Deus revelados a si? Só o próprio Deus pode fazer isso em nós! Dar-nos o seu espírito de sabedoria.
  • "Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, ..., comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações" (vv 29, 31). Porque temos vivido num mundo tão mal? Porque Deus permite tudo o que sofremos? A resposta está aqui acima. Foi uma escolha nossa! Desprezamos a vontade de Deus, e comemos os frutos de nossos próprios erros.
  • "mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal" (vv33). Num mundo tão violento, cruel e catastrófico que estamos vivendo, quem não sonha com segurança? Há quem viva em função de conseguir um pouco de segurança. Há pessoas enlouquecendo por falta de segurança. E nós, crentes vivos? Deus é a nossa segurança se tão somente ouvirmos a sua voz! Não temeremos nenhum mal. Nada nos alcançará! "Deus é o nosso refúgio e fortaleza" (Salmos 46.1).

Em meio a tantas crises, acidentes, sequestros, pandemias e outras desgraças, porque temer se temos segurança que vem de Deus? Não temos? Poderíamos ter! Basta ouvir a voz da sabedoria "e estaremos tranquilo, sem temer nenhum mal".

Que esta palavra sirva para nossa reflexão. O mundo caminha para o caos, ao estabelecimento do governo do anti-cristo. Querem instaurar pânico geral para o surgimento de um falso salvador mundial. Agarremo-nos com Cristo! Ele é a nossa esperança! Amém!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

I João 4 e 5 - parte 2

No post anterior, falei sobre o sacrifício de Cristo, que desvia a ira de Deus de sobre nós. Essa foi a maior prova de amor de nosso Pai para conosco, onde a fim de nos dar novamente acesso a Ele, sem ser injusto, realizou propiciação por nós.

Neste post falo sobre o capítulo 5 da mesma epístola de João; mais precisamente os primeiros versículos.

"Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados." (1 João 5.2,3).

Quando Jesus foi interrogado acerca dos mandamentos de Moisés, um fariseu lhe perguntou:

"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas." (Mateus 22.36-40).

Todo o ensinamento de Deus para nossas vidas, se resume a esses dois mandamentos. Demonstramos nosso amor ao Pai através de obediência a esses dois mandamentos. Não há outra coisa que agrade ao Pai, se foi isso que ele nos ordenou. Não estou dizendo que devemos seguir a Lei judaica. Mas, que essas são as ordenanças do próprio Cristo, nosso Mestre e Senhor, para nossas vidas.

Por fim, o texto da epístola de João diz: "E os seus mandamentos não são pesados". Jesus, em um de seus sermões, relatados no evangelho segundo Mateus disse: "Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11.30).

Só há um caminho para agradar ao Pai: ser obediente! Ele nos ordenou crer que não há outro Deus além dele, e que devemos amar os nossos semelhantes porque ele nos amou primeiro. Visto que: "Deus nos deu a vida eterna, e essa vida esta em seu Filho" (vv 11). Se permanecermos no Filho, temos a vida eterna. Só podemos permanecer no Filho exercitando o seu amor derramado em nós. Pois quem não tem amor, não é nascido de Deus e não viu a Deus (post anterior).

Que Deus nos abençoe e que nós permitamos que Deus nos ensine a amar nossos semelhantes. Até a próxima!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

I João 4 e 5 - parte 1

Uma das coisas que acho mais lindas no amor - o verdadeiro amor - é o desejo de querer não se irritar com a pessoa amada. Se amamos alguém, fazemos de tudo para não ficarmos irritado com ele(a).


Foi o que Deus fez por nós: "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (I João 4.10).


A minha Bíblia (versão NVI) traz a seguinte nota de rodapé sobre uma tradução alternativa para propriciação: "sacrifício que desvia a ira de Deus".


Deus nos amou tanto, que sacrificou seu único filho para desviar a sua própria ira de sobre nós! Que amor incrível! Ele sendo justo, deveria estar irado conosco por causa do pecado. Mas, a fim de desviar sua ira, realizou tal propiciação por nós.


Deus agora exige que façamos o mesmo: amar uns aos outros, simplesmente porque Ele nos ama. E como pai, quer que seus filhos se amem. "Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus" (vv 15). Como confessar? Gritando a todos?


Certamente é necessário demonstrar com atitudes (o que a Bíblia refere-se como "de fato e de verdade"), mesmo que seja gritado a todo o mundo, só haverá crédito se as palavras forem comprovadas com atitudes.

Se fazemos isso - confessamos publicamente - então Deus permanece em nós e estamos ligados com Ele.


"Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele" (vv 16b).


Que a graça e a Paz de Cristo estejam com você e sua família. Até a próxima!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Jesus é a nossa UTI

Você já parou para pensar como é miserável e ao mesmo tempo milagrosa a situação de alguém que é mantido vivo unicamente através de aparelhos médicos? A pessoa estaria morta se não fossem aqueles aparelhos, sustentando por um breve período a vida enquanto seu corpo se recupera e torna-se novamente capaz de se suster.

Quantas pessoas que passaram por essa situação, ou tiveram um parente assim, agradecem à medicina por seus avanços?

Hoje Deus falou comigo em um texto escrito em I João 4.9, que diz: "Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou seu Filho Unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio dele".

Trocando em miúdos:
  • Não temos condições de viver por nossas capacidades;
  • Estamos vivos unicamente, se permanecemos ligados a Cristo;
  • Todo aquele que se desliga dele, já não tem mais vida;
Sabe quando teremos capacidade e não precisar desse auxílio? No céu! Pois estaremos totalmente restaurados em corpo glorioso para adorar e servir a Deus em sua plenitude.

Lembre-se crente vivo: se permanecemos em Cristo, temos vida; caso contrário, já não há mais vida em nós, e nosso estado é mais miserável do que antes de conhecê-lo (aliás nunca teríamos conhecido a Ele - veja no post anterior).

Que a graça e o amor de Cristo estejam com você e sua família! Até a próxima!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Traiu ou nunca amou?

Aos casais e aos que estão ou já estiveram apaixonados: se você está com quem você realmente ama, alguém que passa por você poderia te interessar? Você permite que sua atenção seja levada? Ou você já está satisfeito(a)?

Tenho pra mim - particularmente - que se alguém começa a se interessar por outro(a) já deixou de amar o atual faz tempo, ou nunca amou realmente.

E com relação a Deus? Seria o mesmo? Ou parecido?

Ouvi uma declaração do Pastor Paulo César (Grupo Logos) em que ele foi radical em dizer, que quem se desvia dos caminhos de Cristo nunca o amou realmente; nunca se converteu. Talvez fosse um simpatizante, mas nunca um crente verdadeiro deixaria o caminho de Cristo se de fato o experimentou.

Concordei com isso, mas era uma opnião muito dura! Graças ao nosso bom e misericordioso Deus, essa semana descobri que essa não é uma opnião particular do Pr. Paulo. O apóstolo João há muito disse em sua primeira carta: "Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu" (I João 3.6). E agora? Estou sem palavras.

A Bíblia (Sagrada Palavra de Deus) é quem afirma que:

  1. segundo a natureza carnal que temos (todos) estávamos mortos no pecado; (Romanos 3.23)
  2. Cristo nos vivificou ao aceitarmos seu sacríficio remidor; (Efésios 2.1-6), (Romanos 10.9,10)
  3. se voltarmos ao pecado, somos como cão que volta o próprio vômito (2 Pedro 2.20-22)
Amados, se realmente um dia desfrutamos do amor de Cristo, é impossível querer voltar ao pecado - por mais prazeiroso que possa parecer.

Mas, se nós estivermos alimentados e fixados na videira verdadeira (cf. João 15.5) então não estamos no pecado. Mesmo assim, se pecarmos "temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (I João 2.1). E Ele mesmo nos diz: "vá e não peque mais" (João 8.11 final).

Há uma diferença entre pecar e estar no pecado. Quem está no pecado, não tem parte com Cristo, nunca o viu ou o conheceu. Ok?

Que a graça e a paz de Cristo estejam com você e sua família! Amém!