sábado, 24 de janeiro de 2009

E Jesus fugiu

Calma! Não vou escrever aqui sobre nenhuma nova heresia (nem muito menos sobre uma antiga). Apenas sempre tive vontade de comentar sobre um assunto muito polêmico no meio cristão: Deus nos guardará de qualquer situação que nos metermos?

Lendo o evangelho de João encontrei alguns textos bem interessantes sobre a conduta de Jesus, e há outros relatos também nos demais evangelhos:

1) Mateus 12.14:
Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus. Sabendo disso, Jesus retirou-se daquele lugar.


2) Lucas 4.28:
Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.


3) João 6.15:
Sabendo Jesus que pretendiam procamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte.


4) João 8.59:
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.


Jesus sempre que estava em situação de perigo (para qualquer humano) procurava sair de lá. Por quê? Logo ele sendo 100% Deus (e 100% homem)? Ele não estaria seguro?

Tudo se justifica também nos evangelhos. Mateus 4.7 relata sobre a tentação de Jesus: "Jesus lhe respondeu: Também está escrito: 'Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus'" - em citação a Deuteronômio 6.16.

Jesus, quando homem, foi o servo mais perfeito a fazer a vontade de Deus. Temos que entender que Deus é soberano e que nunca podemos forçá-lo a nos socorrer. Se nos encontrarmos em perigo obedecendo a uma ordem divina (como os apóstolos na Igreja Primitiva) Deus se responsabilizará por nós. Do contrário, devemos seguir o exemplo de Jesus: fugir de situações perigosas.

Deus abençoe a você e sua família, e te dê uma semana próspera! Até a próxima.

2 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Jesus, de fato, foi aqui na Terra um mestre sem igual. Mesmo sendo Deus, ele se preocupou em nos ensinar a vivenciar uma das atividades mais humanas que existem: fugir.
Ele é fantástico!

Ari Oliveira disse...

Ótima palavra! Deus te abencoe! =)