quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Apto a salvar e a condenar

Você conhece alguma coisa capaz de te salvar quando houver uma acusação muito pesada contra você? E se essa mesma coisa, ou alguém, fosse capaz de te condenar quando você achasse que estava fazendo algo muito correto?

Quem tem um amigo muito chegado pode esperar que nas horas mais difíceis ele te salve de uma enrascada. Mas, você esperaria que em algum momento de sua vida, esse mesmo amigo fosse capaz de te denunciar por algo que nem mesmo você pode estar consciente que está fazendo?

Esse "amigo" é o nosso coração. Como está escrito em Jeremias 17.9 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso". A Bíblia fala do bem e do mal em que nosso coração pode nos colocar.

Em Romanos 10.9 está escrito: "se com a tua boa confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". Só podemos ser salvos do pecado e da morte se, primeiramente crermos em nosso coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar e o confessarmos como Senhor de nossas vidas. Não só crer, mas devemos confessá-lo publicamente com nossa boca, para que todos saibam que o servimos, pois ele demonstrou publicamente seu amor por nós vindo ao mundo para morrer num cruz.

Em contrapartida, veja o que está escrito em 1º Crônicas 28.9 "... E sirva-o de todo o coração e espontaneamente, pois o Senhor sonda todos os corações e conhece a motivação dos pensamentos". Vejam só que maravilha! Deus é soberano, e nos conhece completamente e olha para nós constantemente. Ainda que alguém queira enganar aos outros ou a si mesmo, é impossível enganar a Deus.

Ele conhece nossas verdadeiras intenções em cada atitude que temos. Muitas pessoas dizem: "isso não é pecado" ou "mas fulaninho também faz isso" ou ainda "que mal há nisso?". Meus irmãos, há coisas que são pecado por si mesmas, pois estão condenadas nos ensinamentos bíblicos (por exemplo: os 10 mandamentos). Porém, há coisas que se constituem pecado pela intenção que está em nosso coração. Há pecado em trabalhar? Não! Mas, se eu condiciono a minha alegria à minha realização profissional? Só serei feliz se for o profissional mais bem pago de minha área? Se for o mais graduado? Se receber constantes promoções? - Que diremos disso?

Vamos a um exemplo bíblico. Davi ordenou um recenseamento em Israel, e prestem atenção no detalhe: incitado pelo Diabo - "Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer uma recenseamento do povo" (1º Crônicas 21.1). A contagem do povo não era pecado, Deus mesmo havia ordenado uma vez (Números 1.2,3). O problema aqui foi causado porque Israel estava em guerra, e preocupado com seu poderio bélico, Davi ordenou que o povo apto à guerra fosse contado. Davi estava confiando no exército e não em Deus.

Vamos então vigiar nosso coração e nossos pensamentos, sempre buscando e pedindo a Deus que fortaleça nosso homem espiritual para que possa vencer a natureza carnal, e assim alcançar um coração puro diante de Deus. Bendito seja o Senhor por todo o sempre!

Que Deus os abençoe. Feliz Ano Novo a todos vocês e suas famílias!

(Estarei orando para que Deus continue os abençoando em 2009, e agradeço a vocês de coração pelas visitas que fizeram a este humilde blog, e pelas grandiosas contribuições. Glória a Deus por tudo! Amém)

Nenhum comentário: