sábado, 13 de dezembro de 2008

Porque Deus impediu Paulo

Meus amados irmãos e amigos, como é bom estar aqui de volta. Depois de quase 4 meses ausente do blog, fico muito feliz em voltar a postar sobre aquilo que tenho aprendido na Palavra de Deus e tem me levado a um crescimento espiritual, e creio que ao de vocês que leem também. Bendito seja o nome de nosso Deus e Pai que através do Espírito Santo nos revela a Sua palavra. Amém!

Hoje vou escrever sobre um texto que sempre me deixou curioso e algumas pessoas o interpretam de maneira equivocada, mas pela graça de Deus, vou compartilhar com vocês o entendimento que o Espírito Santo me deu.

O texto encontra-se em Atos 16.6,7: "Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu".

Paulo pretendia pregar as Boas Novas aos gentios, e o texto diz que ele e seus companheiros foram impedidos pelo Espírito. Como assim? Como Deus o impede alguém? Essa sempre foi minha dúvida.

Neste exemplo acima, Paulo recebeu revelação em sonho de que deveria ir à Macedônia "Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos tinha chamado para lhes pregar o evangelho." (At. 16.10)

Em outro caso, vejam uma situação parecida, em que Paulo foi novamente impedido, desta vez de uma maneira bem clara. Vejam só o que diz em Romanos 15.20: "Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido de forma que não estivesse edificando sobre o alicerce de outro". E logo em seguida, nos versos 22 e 23 ele faz a conclusão correta: "É por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês. Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum outro lugar em que precise trabalhar, e visto que há anos anseio vê-los...".

Paulo deixa claro que tem consciência de seu ministério com os gentios, e vivia para levar-lhes a mensagem de Cristo. Como pois, ele era impedido por Deus de fazer uma viagem? Isso acontecia sempre que o Espírito Santo revelava a ele alguma região que ainda não havia ouvido o evangelho. Assim era necessário dar prioridade à pregação, ficando em segundo plano outras viagens.

A Bíblia é um conjunto de livros em que muitas vezes vários textos separados se passam na mesma época (principalmente no caso dos livros históricos ) ou que, como nesse caso de Paulo, se completam de uma alguma maneira. Por isso é importante que todo crente tenha conhecimento de toda a Bíblia.

Que Deus abençoe a você e sua família, levando ao pleno conhecimento da Sua palavra e do Seu amor. Até a próxima!

3 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Seja muito bem-vindo (de volta) e não pare mais de nos abençoar com suas reflexões acerca da Verdade Divina.

Unknown disse...

Muito o estudo Parabéns

Unknown disse...

Muito bom esse estudo 👏🏻👏🏻👏🏻