No primeiro capítulo do livro que traz os seus sábios provérbios, ele escreve um discurso chamado "Convite à sabedoria" (versão NVI).
Alguns trechos em especial me chamam muito a atenção:
- "Até quando vocês, inexperientes irão contentar-se com a sua inexperiência?... E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?" (vv 22). Nos contentamos com tão pouco! Deus tem bênçãos maravilhosas para nós; mas não conseguimos entender, nem tão pouco pedir sinceramente que sua vontade seja feita em nós. Ao contrário, ficamos pedindo especificamente, como num self-service, e com isso deixamos de desfrutar o que Deus tem preparado para nós, que é além do que os olhos viram, ou ouvidos ouviram, ou que chegou ao coração do homem (cf. I Coríntios 2.9).
- "Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos" (vv 23). Quem é o homem que poderia pensar como o Senhor? Quem pode compreender a grandeza do que é ter os pensamentos de Deus revelados a si? Só o próprio Deus pode fazer isso em nós! Dar-nos o seu espírito de sabedoria.
- "Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, ..., comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações" (vv 29, 31). Porque temos vivido num mundo tão mal? Porque Deus permite tudo o que sofremos? A resposta está aqui acima. Foi uma escolha nossa! Desprezamos a vontade de Deus, e comemos os frutos de nossos próprios erros.
- "mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal" (vv33). Num mundo tão violento, cruel e catastrófico que estamos vivendo, quem não sonha com segurança? Há quem viva em função de conseguir um pouco de segurança. Há pessoas enlouquecendo por falta de segurança. E nós, crentes vivos? Deus é a nossa segurança se tão somente ouvirmos a sua voz! Não temeremos nenhum mal. Nada nos alcançará! "Deus é o nosso refúgio e fortaleza" (Salmos 46.1).
Em meio a tantas crises, acidentes, sequestros, pandemias e outras desgraças, porque temer se temos segurança que vem de Deus? Não temos? Poderíamos ter! Basta ouvir a voz da sabedoria "e estaremos tranquilo, sem temer nenhum mal".
Que esta palavra sirva para nossa reflexão. O mundo caminha para o caos, ao estabelecimento do governo do anti-cristo. Querem instaurar pânico geral para o surgimento de um falso salvador mundial. Agarremo-nos com Cristo! Ele é a nossa esperança! Amém!