quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Rei x Pai

Como será morar em um reino? Estar em um lugar governado por um único líder absoluto, responsável por todo o povo que habita em um território. Por mais que eu assista filmes de época, não consigo atingir tal imaginação.

Seria possível falar pessoalmente com esse rei? Vamos relembrar a história de Ester.

Houve uma época em que o povo judeu esteve dominado pelos medos e persas, e seu imperador era Assuero. Sua rainha o desonrou e ele determinou que outra mulher deveria assumir a coroa em seu lugar. Todas as mulheres da região foram trazidas até o palácio, e uma por noite era apresentada ao rei. Entre elas estava Ester; esta porém, nunca disse ao rei que era judia.

Quando chegou a vez de Ester ir à presença do rei Assuero, ele gostou muito dela e tornou-a rainha. Certo dia, após uma cilada tramada por Hamã, o principal príncipe do reino, o rei decretou que todos os judeus deveriam ser mortos. Ester precisava tomar uma atitude para defender o seu povo; isso seria uma notícia bombástica ao rei.

Ester chamou em secreto a Mardoqueu (seu tio) e disse-lhe que avisasse a todo o povo judeu que jejuasse com ela, e ela iria falar com o rei (Ester 4.15,16).

"Sucedeu, pois, que ao terceiro dia Ester se vestiu com trajes reais, e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte do aposento do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono real, na casa real, defronte da porta do aposento.
"E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava no pátio, alcançou graça aos seus olhos; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro, que tinha na sua mão, e Ester chegou, e tocou a ponta do cetro." (Ester 5.1,2)


Veja só tudo o que foi necessário para que Ester pudesse ir falar com o rei. Ela arriscou-se, podendo ser morta por procurar o rei sem ser chamada. Para saber o final da história, leia o resto do livro de Ester =)

Agora, veja só este outro texto: "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4.16).

Quanta diferença! Quanto privilégio recebemos através do sacrifício de nosso Senhor Jesus!

Podemos entrar confiadamente; Ester sabia que corria um risco. A diferença, é que nosso rei é também nosso Pai! Ele nos ama tanto, que nos dá livre acesso a ele. Podemos chegar à sua presença e clamarmos por socorro sempre que precisarmos. Ele é nosso Rei!

Deus nos abençoe, e refresque nossa memória para que nunca esqueçamos essa enorme mudança que Jesus proporcionou. Ele é maravilhoso! Que toda a nossa vida seja dedicada ao louvor desse rei de amor. Amém!

Nenhum comentário: