domingo, 3 de agosto de 2008

Um cantinho a sós

Imagine você e a pessoa a quem você ama. Pra onde você a levaria para provar o seu amor por ela? Uma praia deserta? Um hotel? Uma viagem pela Europa? Deus te levaria para o deserto. Trágico? Não, romântico!

"Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e falar-lhe com carinho" (Oséias 2.14).

Recapitulando o contexto do texto acima:

Oséias foi profeta durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel. Nesse período os judeus se envolveram com outros povos e adquiriram alguns costumes de culto a outros deuses.

Deus não gostou nada desse atitude de seu povo. Disse-lhes que os castigaria por tal comportamento até que se arrependem-se profundamente, e de coração contrito pedissem perdão. Deus estava levando-os ao deserto.

No deserto os recursos são muito escassos. Não há companhia. É um lugar propício para reflexão. Não há interferência; nada com que se possa se distrair.

Essa era a intenção de Deus: levar Israel a um momento de reflexão para que se arrependesse de suas más atitudes, e se voltasse para Deus.

Mas, Deus não é sádico. Preste bem atenção ao versículo: "vou atraí-la". Ele não disse: "vou enviá-la"; ou seja, Deus estaria lá com seu povo para cuidar dele. E mais, disse também: "... e falar-lhe com carinho". O propósito não era colocar de castigo; era demonstrar seu amor.

Tudo fica muito claro no verso 16: "Naquele dia", declara o Senhor, "você me chamará 'meu marido'; não me chamará mais 'meu senhor'". E ainda no verso 19: "Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão".

Quer maior declaração de amor do que essa?

Deus ainda faz isso nos dias de hoje conosco, seu povo por adoção. Ele nos atrai para o deserto para lá, longe do barulho do mundo, das interferências, nos falar com carinho e nos instruir.

Quando estiver no deserto, lembre-se: Deus está lá com você para demonstrar seu amor.


Que Deus continue abençoando a vocês. Até a próxima!

Nenhum comentário: