segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Você tem certeza que está vivo?

"E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo" (Efésios 2.1-5)


Você tem certeza que está vivo? "Sim! Claro! Afinal, estou lendo seu texto, oras". Bem, é verdade. Seu CORPO está vivo. Mas você sabia que o ser humano compreende mais do que apenas seu corpo visível?

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2.7). Conforme esse texto, o qual narra a criação do homem, vemos que Deus colocou em nós o fôlego de vida e nos tornou "alma vivente". Outro texto, em Hebreus 4.12, diz "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração". Portanto, com esses dois versículos vemos que existe além do corpo visível a alma e o espírito.Vou então refazer minha pergunta: você ainda tem certeza que está vivo? Explicarei onde pretendo chegar.


O texto com que iniciei diz "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados". Ora, só é possível vivificar alguém que está sem vida. Como estudante da área tecnológica, sou apaixonado pelas coisas que são provadas logicamente. Então vou apresentar a você uma lógica bem simples:

1) Romanos 6.23 diz: "Porque o salário do pecado é a morte". Sabemos que salário, via de regra, é aquilo que alguém recebe por ter prestado um serviço, um trabalho; ou seja, o salário é uma conseqüência de uma ação. E quem disse que eu pequei?

2) Ainda no livro de Romanos, no capítulo 3 e verso 23, temos "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Hummm... E agora?

3) O apóstolo Paulo diz assim em sua primeira carta aos Coríntios: "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." (1 Coríntios 15.22) E ainda no mesmo capítulo cita o profeta Oséias, que disse: "Onde está, ó morte, a tua vitória?".

Resumindo o raciocínio: estávamos mortos por causa do pecado, e por isso, afastados de Deus; Cristo porém morreu por nós, venceu a morte e nos vivifica. Logo, se você crê no sacrifício de Cristo, você está apto a responder minha pergunta: Você tem certeza que está vivo? "Claro! Sou crente há anos. Trabalho na igreja que sempre freqüentei. Sou um exemplo!". Beleza. Me permita esclarecer um pouco mais minha pergunta. Me acompanhe, por favor.

Vou fazer uma breve lista de alguns mandamentos para a vida cristã. Por favor, avalie-se.

1) "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10.31). Pergunte-se: "todas as minhas ações têm sido para a glória de Deus?".

2) "Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele" (João 14.21). Pergunte-se: "tenho cumprido os mandamentos de Cristo? Ele tem se revelado a mim?"

3) "Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte." (1 João 3.14) e "Se alguém afirmar: 'Eu amo a Deus', mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê?" (1 João 4.20) e por fim, "Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas de ação e em verdade" (1. João 3.18); agora pergunte-se: "eu amo meus irmãos de sangue? Meus irmãos da igreja? Tenho demonstrado esse amor por eles?"

4) "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4.17) Pergunte-se: "que bem tenho deixado de fazer? Tenho visto coisas erradas e eu poderia ajudar ao invés de assistir ou apenas criticar?"

Vou fazer uma pausa em minha pergunta e vou seguir em frente no texto inicial. "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos;". Para explicar melhor, já vou trazer outra citação "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes" (Gálatas 5.19-21). "Mas eu não pratico nada disso". Que bom! Mas, antes eu gostaria de novamente ir um pouco mais além.

E se eu explicasse da seguinte maneira: "Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência." (Efésios 5.3-6)

Vou deixar o texto falar por si só; não vou comentar dessa vez. Mas, antes de encerrar, vou deixar aqui a receita para o caminho correto "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4.6-8)

Agora refaço minha pergunta: "Você tem certeza que está vivo?". Tenho uma boa notícia pra você: se você leu este texto até aqui, parabéns, provavelmente você está em um dos dois grupos: os que estão vivos ou os que querem ser vivificados. Meus irmãos, Cristo nos vivificou quando cremos no seu sacrifício remissor, porém é necessário sempre nos examinarmos se ainda estamos vivos e se nossa saúde espiritual está bem.

Meus amados irmãos, vamos dedicar nosso tempo, nossas vidas a buscar as coisas que são do alto. Aprofundar nosso conhecimento na Palavra de Deus, e sacrificar nossas vontades para o louvor do nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Que nossas mentes estejam voltadas primeiramente para o Reino dos céus, e que compreendamos que nossa vida deve estar em concordância com os planos de Deus para nós. Temos uma missão: levar a Palavra de Deus aos que ainda estão no pecado.

Que a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja sempre com todos nós. Até a próxima!

5 comentários:

Unknown disse...

Massa a pergunta se estamos vivos? E q tal agora perguntarmos se ja ressucitamos? Cl 3.1-3 Grande abraco!

Jessé Haniel disse...

ótimo comentário! É importante manter nossa vida renovada, pois está escrito que, se frutificamos, Deus nos capacita mais; porém, se estamos parados, Deus nos lançará fora. (João 15.2)

Anônimo disse...

Deus nos ajude! Isso tudo só confirma as palavras de Jesus, quando disse que o céu é tomado com esforço. Não que possamos fazer algo para "conquistar" o céu (pois isso é impossível), mas devemos nos esforçar para manter o que "Deus" conquistou.

Unknown disse...

Ora, Sé, Cristo nao pode ser morto de novo! Se já ressucitamos com Cristo, devemos pensar nas coisas que sao de cima, onde ele está (Cl. 3:1-3)! ;-)

Jessé Haniel disse...

Porém, infelizmente, tem pessoas que estão matando Cristo novamente, e o fazem repetidamente. (Hebreus 4.4-6)