"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Romanos 5.3-5)
Poucos anos atrás, no auge da carreira de boxeador brasileiro Popó, assisti algumas lutas suas pela TV e, sempre antes de começar, o narrador citava o seu histórico: "Acelino 'Popó' Freitas: 20 lutas, 20 vitórias, 18 nocautes" (dados hipotéticos meus só para ilustração).
É importante destacar que o narrador queria ressaltar a quantidade incrível de vitórias do pugilista. Mas, ele tinha de citar a quantidade de lutas. Ou seja, se Popó não houvesse enfrentado tantas lutas, não teria alcançado tantas vitórias, e não teria se tornado um dos maiores nomes do boxe brasileiro.
Nós normalmente vibramos quando falamos das vitórias. Nas igrejas dizem: "você vai receber vitória!". E todos vibram. Amém! Até aí tudo bem. Jesus é a nossa vitória. Mas, e se alguém dissesse: "você vai ter lutas!". Quem vibraria?
Recentemente, em aniversários de meus amigos cristãos tenho desejado a eles assim: "que Deus te dê muitas lutas!". Devem achar que sou doido, ou que estava brincando. Mas, não estava brincando não.
O texto acima nos diz que através da tribulação crescemos em: paciência, experiência (caráter aprovado - segundo a versão NVI), e esperança. Quem não quer crescer?
Quem não quer dizer: "eu tenho 40 vitórias"? É mesmo? Glória a Deus! Você deve ser uma pessoa experiente, que tem comunhão com Deus e tem muito o que ensinar. E Deus se agrada de você, por isso te deu as vitórias. Lembre-se, as vitórias sempre vêm de Deus. As provações também, pois Ele quer nos ensinar e trazer-nos para mais perto dEle.
Atenção! Eu disse que Deus prova. É diferente de dizer que Deus tenta. Isso não é verdade (cf. Tiago 1.13-15)
Portanto, peça a Deus que te envie lutas. Pois Ele te ensinará a vencer a tribulação, e você crescerá em paciência, experiência e esperança; também em comunhão com Deus e poderá ensinar seus irmãos em Cristo.
Que Deus te abençoe com todos os tipos de bênçãos em Cristo Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário