sexta-feira, 28 de março de 2008

O Perigo do "jeitinho"

Este post é baseado em textos-chave para repassar a você algo que aprendi.

"Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo." (II Reis 20.5-6)

Esse texto fala sobre Ezequias, rei de Israel durante o período do profeta Isaías. Porém, quando Deus mandou Isaías dizer-lhe que ele morreria, ele chorou e pediu a Deus que desse um "jeitinho" para que não fizesse isso.

Deus em sua misericórdia, atendeu-lhe e lhe acrescentou quinze anos de vida. Porém, foi nesse período que lhe nasceu Manassés, o qual veio a ser seu sucessor no trono, e um dos reis mais corruptos e que praticou coisas que desagradam a Deus. (II Reis 21.11)

"E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai." (Gênesis 16.2)

"E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. " (Gênesis 16.4)

"E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava. E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho." (Gênesis 21.9-10)

Nesse outro texto, Deus havia prometido um filho a Abrão. Sua esposa, Sarai, sendo estéril tentou dar um "jeitinho" na promessa de Deus. E deu a seu marido, sua escrava, para que concebesse. Daí nasceu Ismael.

Sarai foi humilhada por sua própria escrava, e após o cumprimento real da promessa e o nascimento de Isaque, o primeiro filho zombava de seu filho. Sarai não gostou da idéia de dividir as honras de um filho legítimo com o filho de sua escrava, e indignada, induziu Abrão a mandá-la embora.

Esses são dois casos de pessoas na Bíblia que mesmo tendo uma vida com Deus, tentaram dar um "jeitinho" na palavra de Deus. E tiveram de encarar as conseqüências.

Jesus deixou a lição correta, ao orar da seguinte maneira: "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua." (Lucas 22.42)

Devemos buscar acima de tudo a vontade Deus. Nossa oração sempre deve conter "se Deus quiser" ou "seja feita a Tua vontade". Isso foi o que Cristo nos ensinou também na oração do Pai Nosso: "seja feita a Tua vontade, assim na terra como nos céus" (Mateus 6.10)

Que você continue na Paz de Cristo. Até a próxima!

Nenhum comentário: