sexta-feira, 1 de maio de 2009

"Busquem, pois o reino de Deus". Independente das outras coisas!

Há quem diga: "a Palavra de Deus diz: "Busquem primeiro o reino de Deus e todas as outras coisas serão acrescentadas", ou alguns também dizem: "... e as demais coisas serão acrescentadas". E, por fim, concluem: "Deus dará tudo a você, e só do melhor, porque Ele é o dono do ouro e da prata. Você é filho do rei! Você é príncipe! Você tem direitos com seu Pai! Declare!". Afinal, como interpretar esse texto?

Antes disso, outro breve comentário: como criar uma heresia. Tome nota:

  • Escolha um texto - de preferência que fale sobre prosperidade ou bênçãos e vitória. O texto deve ser o menor possível: uma frase, ou duas, no máximo 01 versículo.
  • Associe-o com alguma teoria positivista ou de auto-ajuda que esteja em destaque na televisão ou internet (ninguém lê jornais ou revistas sérias).
  • Sua heresia está quase pronta, falta só um freguês.
  • Procure pessoas sedentas e famintas; alguém que esteja passando por alguma dificuldade, e então, ofereça sua heresia. Comece dizendo que sabe o que ela tem passado, diga a Bíblia fala sobre isso, e então leia o trecho bíblico, e em seguida lance sua heresia.
  • Está pronto! A probabilidade de aceitação é altíssima! Se, no pior caso, não der certo, pegue outros pedaços de versículos. Vai ficar mais envolvente.

Amados irmãos, como combater heresias? Tente descobrir os ingredientes que foram utilizados, e como eu citei acima, são utilizados pedaços de textos, então o antídoto é pesquisar o contexto do texto. Vamos tentar fazer isso para o texto inicial?

Vejam o que está escrito em Lucas 12.29-31: "Não busquem ansiosamente o que comer ou beber; não se preocupem com isso. Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas." (versão NVI).

Aos que não gostam da versão NVI, vamos dar uma olhada na mais tradicional de todas as versões, a King James:
"And seek not ye what ye shall eat, or what ye shall drink, neither be ye of doubtful mind. For all these things do the nations of the world seek after: and your Father knoweth that ye have need of these things. But rather seek ye the kingdom of God; and all these things shall added unto you".

Acompanharam? O que diz o contexto? Não andem preocupados com o que comer, beber ou vestir (quanto ao vestir, fala o versículo 22). Porque em todas essas coisas, Deus cuida de nós. Deus não vai nos dar tudo aquilo que queremos, ou ainda "todas as demais coisas". Não! E porque Ele nos dá o comer e o vestir? Porque "o Pai sabe que vocês precisam delas"! Precisamos, ou seja, são nossas necessidades básicas. O resto é vaidade. Será que Deus acha justo que a gente abra mão de trabalhar para o reino dEle para buscarmos nossas vaidades?

Vejam outro texto: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tiago 4.3). Será que Deus dá cabimento às nossas vaidades? Baseado nesse versículo, parece que não.

Todo o capítulo 12 do Evangelho de Lucas é riquíssimo quanto a essas questões. Vale a pena ler. Não é extenso. Desde o princípio do capítulo Jesus vem ressaltando o cuidado de Deus conosco.

  • "Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados" (vv. 7).
  • "... a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens" (vv. 15) corroborando o que diz em Lc 4.4: "Jesus respondeu: está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'".
  • "Contudo Deus lhe disse: 'Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?' Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus" (vv. 20 e 21).
  • "Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? (algumas versões dizem: 'um côvado a sua altura?')" (vv. 25).
  • E por fim: "Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração" (vv. 34).

Encerrando com este versículo, vemos uma clara e contundente advertência de Jesus: busquem os tesouros do Reino de Deus. Noutro texto, Jesus também adverte: "Pois a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12.34). Ou seja, onde está o tesouro estará o coração; e a boca do que o coração está cheio. Portanto, daquilo que mais falo, é o meu tesouro. Cuidado com pessoas que só falam de bênçãos materiais, prosperidade, vitórias e coisas desse tipo. Atenção! Eu disse "pessoas que só falam de"!

O próprio mestre Jesus falou sobre bênçãos e vitórias. Mas, quantas vezes Ele advertiu sobre as dificuldades, lutas, perseguições? Inúmeras! Jesus falava das dificuldades! Ele chamava a atenção para que aqueles que o seguissem o fizessem por amor, não por recompensas. E Deus conhece e sonda os corações. Como enganá-lo? O próprio criador?

"Busquem, pois o reino de Deus"! Esqueçam as outras coisas. Deus cuida de tudo que precisamos. Ele é maravilhoso e fiel! Que tal mostrarmos amor por Ele? Deus continue abençoando a você e sua família.

Um comentário:

Jo disse...

Haniel,
que texto inspirado. Glória a Deus! Eu me avivo quando leio algo do tipo. Que Deus seja glorificado através da sua vida e que esta mensagem chegue a muitos. Eu estive pensando nas últimas duas semanas acerca deste versículo ("todas as coisas serão acrescentadas..."), mas ainda não tinha estudado e chegado a esta conclusão que você deixou claro. Realmente, quando a gente lê ou ouve somente ele (o versículo), chegamos a conclusões erradas.

Agora vou comentar o seu mais novo post.

Abraço