domingo, 24 de maio de 2009

Por onde andam pregações à Pedro?

Quando estava no ensino médio, um dos assuntos que eu mais gostava em Português era sobre o uso da crase. O título acima também pode ser lido como: "Por onde andam pregações à moda Pedro" ou "... ao estilo Pedro". Como assim? Vamos relembrar uma passagem do livro dos Atos dos Apóstolos.

A época se passa logo após a ascensão de Jesus aos céus. O dia exato: Dia de Pentecostes. Ou seja, 50 dias após a crucificação de Jesus. Ou ainda, 8 dias após o último contato visual com Cristo.

Como relata o capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos, nesse dia o Espírito Santo veio sobre eles, e os capacitou a falar noutras línguas, causando admiração dos judeus que estavam ali por perto, sendo estes vindos de toda parte do mundo. Devido tamanho espanto por parte dos judeus, Pedro tomou a palavra e em alto som falou a todos ali.

O mais interessante é que Pedro não foi pedir desculpas pelo tumulto causado. Nem foi se explicar para se defender ou aos seus amigos. Pedro também não foi criticá-los pela sua admiração, e como um policial ordenar: "Circulando! Circulando!". Pedro foi de maneira sincera e esclarecedora explicar o que estava acontecendo. Mas, sem nenhum "arrudeio".

Vejam algumas frases dele:

  • "Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês...; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o numa cruz" (versos 22 e 24).
  • "Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo" (verso 36).

    Pedro não exaltou o ego de ninguém; nem falou de maneira doce. Ele simplesmente expôs a pura verdade. Isso é evangelho! É mostrar o homem morto em seu pecar. Foi o que Pedro fez: mostrou ao povo a culpa que caía sobre eles. Com qual propósito? Humilhá-los? De forma alguma! Senão abrir seus olhos para que vissem sua real necessidade de arrependimento, constrangendo-os a reconhecer o amor de Deus Pai que envio Jesus, o Cristo, para salvar a toda a humanidade.

    Vejam a sequência da narrativa: "Quando ouviram isso, ficaram aflitos... 'Irmãos, que faremos?' Pedro respondeu: 'Arrependam-se'... Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe (nós), para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar." (versos 37, 38 e 39). Viram? O que Pedro falou? Arrependam-se! E ainda disse mais "a promessa é para vocês". Pedro não lhes prometeu bênçãos, vitória, sapato de fogo, ..., nada disso! Mas aquilo que Deus realmente prometeu: salvação!

    Por onde andam pregações que mostram o homem na condição de pecador, morto, sem condições de se levantar sozinho, carente da ação de um Salvador? A estratégia do Diabo é propagar e infiltrar em nossas mentes que "o homem, em sua essência, é bom" (cf. Jean-Jacques Rousseau).

    Irmãos, vamos ter cuidado. Vamos prezar pela pureza da Bíblia Sagrada, do Evangelho, sem misturá-los com vãs filosofias ou psicologias. Os dias são maus!

    Deus os abençoe grandemente! Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Quando ouviram isso, ficaram aflitos... 'Irmãos, que faremos?' [...]"

Realmente, a pregação de pedro os deixou aflitos, precisando de um Salvador! Aleluia!