segunda-feira, 19 de maio de 2008

A parábola do golpe do baú

Havia em uma certa cidade um médico muito famoso e rico. Ele conheceu uma mulher indigna; olhou para ela com amor, restaurou-a, e casou-se com ela. Ela o amava imensamente por causa do maravilhoso amor demonstrado pelo homem.

Sendo ele homem rico, e vendo que a mulher o procurava agradá-lo, a cobria de presentes, mesmo assim, ela nunca se apegou a isso, e amava seu esposo cada dia mais, mesmo se algum dia ele parasse de presenteá-la.

Um dia porém, a mulher ficou muito doente, e mesmo o médico realizando todos os procedimentos possíveis, ela morreu. Ele ficou muito triste. Passou vários anos sozinho. Certo dia, uma outra mulher, igualmente indigna, aproximou-se do médico com intenção de casar-se com ele.

Ela era uma mulher má, e sua intenção era ficar rica através do médico. Ela não o amava, mas sabia que casando-se com ele, receberia tantos presentes como a falecida esposa recebera. Após algum tempo, a astuta mulher conseguiu envolver o médico, e os dois se casaram.

Moraram juntos, e assim como ela imaginava aconteceu. O médico a enchia de presentes, sempre os melhores e mais caros. Ela amava os presentes, porém, não a ele.

O médico, apesar de haver se envolvido em tal engano, era homem sábio, e observou a atitude e a real intenção de sua atual mulher. Ficou indignado. Advertiu-a severamente, acabou o casamento, e entregou-a ao juiz da cidade, que ao ouvir as partes, julgou a mulher culpada e a condenou a total isolamento.

Àqueles que se aproximam de Deus por amor, e entregam suas vidas e o buscam em reconhecimento por tudo que Ele fez e é, o Pai derrama as bênçãos dos céus como presente; da mesma forma que o médico agiu com a mulher que o amava. Porém, aqueles que usam "fórmulas" para atrair prosperidade para si mesmos, estão atraindo condenação, assim como a mulher astuta, e serão condenados ao castigo eterno.

Deus não quer que alguém o busque porque quer ser abençoado. Mas os verdadeiros adoradores, adoram a Deus porque Ele os amou primeiro, e se entregou à pagar o preço por nós. E, pela Sua infinita misericórdia, ele concede bênçãos.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).

Nenhum comentário: