segunda-feira, 26 de maio de 2008

O justo sabe esperar

Como membro da Assembléia de Deus, quero deixar aqui os meus parabéns à essa igreja que completa 90 anos de sua fundação no estado no RN. É para glória de Deus que uma igreja permanece por tanto tempo e é a que mais cresce no Brasil. Vale lembrar que tudo começou com a obra missionária de dois suecos: Daniel Berg e Gunar Vingren. Glória a Deus por tudo!


Mas, vamos ao texto de hoje.

"1 Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos; 2 pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão.

"3 Confie no Senhor e faça o bem; assim você habitará na terra e desfrutará segurança.

"4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

"5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: 6 ele deixará claro como a alvorada que você é justo...

"7 Descanse no Senhor e aguarde com paciência;...

"8 Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal." (Salmos 37.1-8)

Olhando assim o texto parece até que é uma nova versão dos Dez Mandamentos. Mas esse texto não foi Moisés quem escreveu, mas o salmista e rei Davi. Nessa ordem mesmo, salmista e rei, pois antes dele ser ungido rei, ele já dedicava sua vida aos salmos em louvor a Deus.

Davi soube muito bem o que era passar por lutas. Desde de pequeno, quando pastor de ovelhas, lutou contra urso e leão para defender o rebanho. Depois, o gigante Golias. Depois, o próprio rei de Israel, Saul, com todo o seu exército perseguiu-o e queria matá-lo. Mesmo depois de assumir o trono, o então rei Davi, foi vítima de várias rebeliões que queriam lhe tirar a coroa e a vida.

Depois de apresentar um currículo desses, acho que ele está apto a dizer que alguém deve confiar em Deus.

Davi escrevia salmos como esse para falar a nós como se estivesse falando às suas ovelhas: confie, deleite-se, descanse, calma...

Como é tranquilizante saber que podemos confiar inteiramente em ensinamentos como o do verso 7 "Descanse no Senhor e aguarde com paciência". Veja um pouco antes, no verso 6, Deus é quem nos fará justiça, e mostrará que somos justos.

Opa! Deus, o próprio Soberano, mostrará que somos justos. Então qual o nosso dever? Sermos justos! Se não formos justos, não adianta esperar o socorro de Deus. "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça" (Mateus 6.33a).

Primeiro, temos a obrigação de apresentar nossa vida em retidão a Deus, e quem nos garante isso é Jesus Cristo, que nos ensina a andar corretamente e corrige o nosso caminho quando clamamos a ele. Daí então, o Senhor ouvirá o nosso pedido de socorro, e nos exaltará à frente de nossos inimigos.

Medite também nesse lindo salmo. Tarefa de casa.

Deus abençoe a você e sua família. Até a próxima!

Nenhum comentário: