quinta-feira, 19 de junho de 2008

Profecias de prosperidade

"Mas o profeta que profetiza prosperidade será reconhecido como verdadeiro enviado do Senhor se aquilo que profetizou se realizar" (Jeremias 28.9).

Teologias da prosperidade, uma pregação incrivelmente adequada para um mundo que em sua maioria é capitalista e vive em busca do acúmulo de bens e riquezas. Não conheço muito bem os detalhes do que ela prega, não vou aqui refutá-la.

Meu objetivo é simplesmente de dizer o mesmo que disse Jeremias, toda profecia será reconhecida como verdadeira se cumprir-se. E ainda mais, o profeta será reconhecido como enviado do Senhor se a profecia for verdadeira.

Jesus disse o seguinte no Evangelho segundo João: "Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir" (João 16.13). O texto afirma o seguinte: todo profeta verdadeiro não fala de si mesmo, porém fala daquilo que o Espírito da verdade o revelou. Assim, tudo quanto falar que há de vir, virá, pois foi dito por Deus.

Se alguém cria profecias, essa pessoa será desmascarada quando o que falou não se cumprir. Mas, todo aquele que profetiza em nome de Deus, segundo a voz do Espírito Santo, não será envergonhado, pois o Senhor é fiel para cumprir tudo o que prometeu.

Se receber uma profecia de prosperidade, faça como fez o profeta Jeremias na história desse capítulo; ele ouviu e disse "Amém! Que assim faça o Senhor!" (versículo 6), "... diante disso o profeta Jeremias retirou-se" (versículo 11). Ele simplesmente ouviu e ficou quieto, esperou que o Senhor confirmasse em seu coração a palavra dita pelo profeta, ou que esta se cumprisse. O resultado? Deus repreendeu o falsos profeta como agitador de rebeliões, e naquele mesmo ano ele morreu.

Nunca houve tantos falsos profetas como em nossos dias, pois "e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos" (Mateus 24.11). Estamos vivendo os últimos tempos; Jesus está muito perto de voltar para nos buscar, a sua Igreja.

Que cada dia mais possamos nos apegar a Cristo e reconhecer as suas palavras, porque a ovelha reconhece a voz de seu pastor. Que nenhuma falsa promessa venha a nos enganar e derrubar. Deus é maior e sempre estará conosco, se buscarmos a Ele de todo o nosso coração.

Deus abençoe a você e sua família. Até a próxima!

Um comentário:

Rodrigo Fernandes disse...

É muito sério falar em nome de Deus. Infelizmente, alguns não se dão conta disso e andam distribuindo "profetadas" por aí. Que o Senhor tenha misericórdia dos seus servos, para que tenham sabedoria e discernimento para entender quando é realmente Deus que os está impulsionando.