quarta-feira, 9 de julho de 2008

Limpando a entrada da casa

Se você mora ou já morou sozinho vai entender o que quero dizer. Minha mãe está viajando a um mês, foi ajudar minha irmã que teve seu segundo filho. Estou muito feliz por ela, e compreendo minha irmã, mesmo casada o cuidado da mãe ali ao lado é muito importante.

Bem, estamos em casa só eu e meu pai. Há um mês. Dá pra imaginar o estado que está a casa, não é? Até que nos esforçamos pra manter um mínimo de limpeza, mas é difícil. Até limpamos, mas nunca fica do mesmo jeito.

Estava varrendo a casa dia desses e percebi que por mais que eu limpasse do lado de dentro (quartos, salas, varanda) em pouco tempo tudo estava sujo de novo. Mas porquê? Era necessário varrer do lado de fora da casa. Se eu não varresse a sujeira da calçada, varanda, e demais acessos da casa, e não mantivesse a porta fechada, era certeza, a sujeira entraria na casa, e a limpeza do lado de dentro seria posta a perder.

Foi aí que entendi o cuidado da minha mãe: "deixe essa porta fechada"! Normalmente, eu limpo dentro, e ela fora. Entenderam o motivo da minha descoberta tardia não é? Nunca havia prestado atenção de como é importante cuidar das entradas.

Inevitavelmente, o Espírito Santo me trouxe a mente a analogia com nossa vida espiritual. É preciso cuidar das entradas. O salmista afirmou "Não porei coisa torpe diante dos meu olhos" (Salmo 101.3).

Devemos ler a Bíblia, orar, jejuar, buscar a Deus, ir à igreja, reconhecer nossos pecados e pedir perdão. Isso é varrer a casa pelo lado de dentro. O apóstolo Pedro afirma em sua segunda carta que aquele que conhece o evangelho e o nega, retomando práticas antigas, é semelhante ao cão que retorna ao seu vômito ou a porca que retorna a lama (cf. 2 Pedro 2.22). Ou seja, não adianta pedir perdão e voltar a cometer os mesmos erros depois.

Portanto, devemos manter puros nosso olhos, mãos, ouvidos e boca. Todos os nossos sentidos devem ser santificados. Assim, evitaremos que a sujeira que vem de fora entre em nós, que somos templo e morada do Espírito Santo.

Deus abençoe a você e sua família!

Um comentário:

Joaz Praxedes Jr. disse...

Meu irmão, isso foi profudo, simples e inspirado. Graças a Deus!

Deus é um Deus de perdão!

Ore por mim! Fique com Deus!