segunda-feira, 28 de julho de 2008

Os últimos serão os primeiros

"Então Pedro tomando a palavra disse: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que receberemos?
"E Jesus disse-lhes: ... E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros." (Mateus 19.27-30)


Há poucos dias esse texto foi lido como tema de uma pregação em minha igreja e um amigo perguntou: "o que o texto quer dizer: os últimos serão os primeiros"? Parei um pouco e pensei: nunca meditei nisso. Pedi a ele um tempo para reler e pedir revelação a Deus. Não demorou muito, e Ele falou comigo.

A Palavra de Deus é incrível e se complementa em muitos pontos. Há uma parábola que Jesus contou e está registrada também no evangelho segundo Mateus, capítulo 20, até o verso 16. Fala de um grande agricultor, dono de uma vinha; ele saiu à rua e contratou trabalhadores desde a manhã até a tarde e acertou o preço com eles. Depois, saiu novamente, mais tarde, e contratou mais trabalhadores. Por fim, faltando pouco para acabar o dia, contratou mais trabalhadores. Na hora do pagamento, pagou a todos por igual. Os primeiros reclamaram, mas o agricultor respondeu: por acaso não lhes paguei o que foi combinado? E se eu quiser ser generoso com esses últimos, o dinheiro não é meu?

Amados, as vezes fazemos como Pedro. Achamos que porque estamos há mais tempo no evangelho do que outros, temos mais direitos, teremos maior recompensa.

O trabalho é um só. A graça derramada por Deus é uma só. O sacrifício de Jesus foi um só.

Primeiro e último são na verdade um jogo de palavras não para indicar ordem de entrada no céu, ou coisa parecida, mas sim com relação a importância e recompensa a ser entregue.

Assim, o texto afirma que, muitas pessoas que se acham importantes serão as menores no reino de Deus, pois já receberam sua recompensa aqui na terra. Porém, muitos que aqui são pequenos e até desprezados, mas têm um coração sincero diante de Deus, estes receberão grande recompensa no reino dos céus.

Portanto, muitos primeiros serão últimos; e muitos últimos serão primeiros.

Quer uma dica? Jesus mesmo disse: bem-aventurado aquele que sofre injustiça por causa do evangelho, porque grande é o seu galardão no céu (cf. Mateus 5.11,12).

Deus abençoe você e sua família! Até a próxima!

Obs.: os posts voltarão a ser mais freqüentes, agora estou com internet em casa =)

Um comentário:

Anônimo disse...

Os primeiros, é o povo de Israel
os últimos, somos nós ex. gentios
entramos na graça antes da maioria dos judeus descendentes de Abraão.
Na grande tribulação, muitos deles entrarão também.