sexta-feira, 11 de julho de 2008

Com ordem e sem interferências

Estou lendo atualmente o livro de Deuteronômios; é o quinto livro do Pentateuco, e também foi escrito por Moisés. O livro trata do ensinamento da Lei judaica, a qual foi dada por Deus a Moisés para orientar a conduta do povo quando chegasse a Terra Prometida.

Moisés, como narrador principal, vai lembrando ao povo como foram seus passos desde a libertação no Egito, a peregrinação pelo deserto e a espera pela posse de fato do seu novo território e lar.

Dois versículos em especial me chamaram a atenção na leitura de hoje:
"Vocês, porém, não adorarão ao Senhor, o seu Deus, como eles adoram os deuses deles." (Deuteronômio 12.4)

"Vocês não agirão como estamos fazendo aqui, cada um fazendo o que bem entende." (Deuteronômio 12.8)

O ser humano é fortemente tentado, esteja onde estiver, a adquirir os costumes do povo que o cerca, principalmente se parecerem de alguma forma atrativos. Isso acontece por causa da necessidade de aceitação que homens e mulheres têm.

Deus foi categórico em alertá-los antes mesmo que qualquer coisa acontecesse: não se misturem! (não façam como eles fazem). O próprio Deus ensinou ao seu povo a adorá-lo; imitar outros povos, mesmo que para adora a Deus, seria como um pecado de rebeldia, pois eles estariam rejeitando os ensinamentos de seu Deus, o Senhor.

Como fazemos isso hoje em dia. Vamos fazer paródia daquela música que tá fazendo o maior sucesso; vamos criar uma balada gospel. E muitas outras idéias. É verdade estamos no tempo da graça, e não da Lei, mas o Senhor ainda exige reverência no nosso comportamento.

O apóstolo Paulo já advertia aos cristãos em Corinto "Mas, faça-se tudo decentemente e com ordem" (1 Coríntios 14.40). Algumas pessoas levam o texto ao pé-da-letra: "faça-se tudo". Não é bem assim; Deus não é incoerente. Quanto a esse "tudo" devemos confrontá-lo com os ensinamentos escritos no resto de toda a Bíblia.

Moisés também advertiu aos israelitas de outra maneira: "não continuem fazendo como fazem hoje". Deus exige renovação de nossas vidas e mudança de comportamento. As vezes passamos por situações que nos exigem improvisar algumas coisas, como por exemplo, Jonas, quando orou dentro do ventre do peixe. Algumas pessoas usam esse texto para justificar a idéia de que podemos orar de qualquer maneira (deitado, por exemplo).

O povo israelita quando esteve peregrinando no deserto recebeu ordens de Deus de como deveriam proceder com a adoração e os holocaustos. Porém, o próprio Deus disse-lhes que quando chegassem a terra em que habitariam definitivamente (terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó) deveriam mudar os seus costumes. Deixa de lado o improviso e fazer da forma como Deus merece.

Resumindo, devemos sempre apresentar a Deus o que temos de melhor em cada situação. Se temos pouco, que nossa oferta seja o nosso melhor, se porém, temos muito, que seja oferecido cem vezes melhor. E não nos deixemos contaminar com os costumes de outros povos (nosso caso, o mundo/pecado) em nossa maneira de adorar a Deus. Ele é santo!

Deus abençoe vocês com todas as bênção celestiais. Amém!

Nenhum comentário: