segunda-feira, 14 de abril de 2008

O Filho Pródigo - adaptação

Se você não conhece a parábola do Filho Pródigo, aquela que foi contada por Jesus durante seu ministério, dê uma rápida lida nela antes de continuar a leitura deste post. O texto encontra-se em Lucas 15.11-32.

Deixei minha imaginação voar um pouco e fiquei pensando se essa história se passasse nos dias atuais. E imaginei alguns comportamentos para o filho pródigo. Aliás, próprios de sua personalidade, já que pródigo significa "esbanjador" - descobri isso agora; depois de tanto tempo olhei no dicionário o que significa essa palavra.

Mas, vamos lá. Ele foi recebido em casa com festa! A princípio ficou constrangido com tão grande demonstração de amor por seu pai. Poucos dias depois, alguns velhos amigos começaram a perguntar a ele: "você já ganhou um carro novo? Como não?! Você não mora novamente com seu pai? Então peça a ele. Você tem direito!". O filho ficou um pouco confuso, mas com tamanha empolgação de seus amigos e ele pediu ao seu pai um carro novo. E, recebeu.

Depois, os pedidos continuaram vindo e fazendo a lista crescer ainda mais: apartamento, faculdade cara, festas, roupas, viagens, relógios, celulares, uma grande mesada, etc.

A lista crescia assustadoramente. E ele havia rapidamente se acostumado com a idéia proposta por seus amigos. Era boa: "sou filho de meu pai, tenho direito a ter tudo aquilo que ele possa me dar. Se ele me ama ele vai me dar".

Quando foi re-aceito em casa por seu pai, foi lhe dada uma grande festa, roupas novas e um anel (Lucas 15.22). O filho pródigo, que a princípio ficou constrangido com tal recepção, acabou tornando aquele fato parte de seu dia-a-dia.

Seu pai sabia o que estava acontecendo e não gostava da atitude de seu filho. Como ele poderia ter ignorar tudo o que aconteceu e agir de tal forma a falar com seu próprio pai apenas para pedir e exigir? Como ele poderia desonrar seu pai a tal ponto?

Sendo homem justo, o pai repreendeu o filho pródigo e lhe ofereceu mais uma chance para corrigir suas atitudes. Caso contrário, seria o fim de seu relacionamento com seu pai.

(continua... )

Um comentário:

Anônimo disse...

nos dias atuais para nós que pregamos a palavra jenuina da biblia sagrada, creio que o esbanjador da parabola filho prodigo, temos que sempre levar esse temas nas igrejas, nas nossas familias, pois existem muitos crentes, que ainda precisa se libertar do devorador, que é um espirito maligno que levar a muitos destruir tudo que possui, e no fim zerar, digo zerar a dignidade, a vida financeira, a fé, a familia, emfim, vamos orar, para que Deus continue levantando nos dias atuais homens valente que lute assim como gedeão, para derrubar esse grande gigante, que se chama filho prodigo, para que a palavra de Deus continue crescendo e alimentando a muitos, e firmando a fé daqueles que estão vivenciando a vida de uma filho prodigo....amem