quarta-feira, 30 de abril de 2008

Advogado, juiz, réu...

Como amanhã é feriado nacional e não acesso a internet, vou adiantar o post de amanhã.


"Se um homem pecar contra outro homem, os juízes poderão intervir em seu favor; mas, se pecar contra o Senhor, quem intercederá por ele?" (I Samuel 2.25)

Tanto tem se falado ultimamente em juízes, advogados e réus por causa do caso "Isabela", que resolvi aproveitar esse clima para falar de um outro caso.

Houve uma época em Israel que o povo foi liderado por juízes levantados por Deus, quando não haviam reis e, Moisés e Josué, que foram os grandes líderes do povo na peregrinação para a Terra Prometida, já haviam morrido.

Esses juízes tinham mais o papel de "botar ordem na casa" do que de ensinar e guiar o povo.

O texto acima é uma fala do sacerdote Eli aos seus filhos Hofni e Finéias, os quais estavam pecando de forma iníqua. Mas, podemos trazer para os dias de hoje, com algumas pequenas adaptações.

Em primeiro lugar, o texto deixa uma coisa clara: quem peca contra um homem, peca contra seu semelhante; quem peca contra Deus, peca contra o Soberano do Universo. Quem seria maior do que Ele para que pudesse fazê-lo mudar de idéia?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1.9)

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai: Jesus Cristo, o justo." (1 João 2.1)

A resposta da pergunta nos dias de hoje é: o Amor de Deus! Deus nos ama tanto que oferece perdão a todo aquele que se arrepender sinceramente e reconhecer o sacrifício de Jesus, aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida.

O cenário está montado então:

* o réu: nós (toda a humanidade);

* a promotoria: o Diabo;

* acusação: pecado ou, desobediência!

* o juiz: Deus;

* o advogado: Jesus, o justo;

Ah! Já quer saber o resultado? Sim, já temos. "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8.1).

Que Deus nos fortaleça pra que possamos obedecer e fazer tudo aquilo que nosso advogado nos diz, para que sobre nós não venha nenhuma acusação.

Que a graça e a Paz de Deus esteja sempre com vocês.

Nenhum comentário: